Topografia e Georreferenciamento

Georreferenciamento é o processo pelo qual se executa um levantamento topográfico materializando as divisas com utilização de marcos onde os mesmos recebem coordenadas geográficas (latitude e longitude) reais e corrigidas com nivel de precisão menor que 50cm, processo este que só pode ser executado por profissionais devidamente qualificados e credenciados pelo INCRA utilizando equipamentos modernos e de grande precisão.

O trabalho tem por finalidade obter a Certificação do INCRA , para atualização do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural - CCIR e retificação da área no Cartório de Registro de Imóveis.

É obrigatório fazer o Georreferenciamento?

A lei 10.267 de 28 de agosto de 2001, regulamentada pelo decreto 4.449 de 30 de outubro de 2002 que foi alterado pelo decreto 5.570 de 31 de outubro de 2005, criou o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). A referida lei torna obrigatório o georreferenciamento do imóvel para inclusão da propriedade no CNIR, condição esta, necessária para que se realize qualquer alteração cartorial da propriedade.

Levantamento Topográfico

Planimétrico: Mostra as dimensões reais do terreno, perímetro e área quadrada. Indicado para conferência ou regularização das dimensões do imóvel.

Planialtimétrico: Além de mostrar as dimensões reais do terreno, apresenta seus desníveis. Indicado para conferência ou regularização de dimensões do imóvel e necessário para projetos ambientais.